Servidoras aldeenses participam de fórum regional sobre violência obstétrica
A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia marcou presença no I Fórum Regional Intersetorial sobre Violência Obstétrica da Baixada Litorânea. Realizado na faculdade Unilagos, em Araruama, o evento teve como tema “Violência Obstétrica: escutar, compreender e transformar práticas” e reuniu representantes de todos os municípios da região. A iniciativa foi promovida pela Comissão Intergestores Regional da Baixada Litorânea (CIR/BL).
Representaram o município aldeense, a secretária adjunta da Atenção Primária em Saúde, Jaqueline Tinoco; a articuladora da Rede de Atenção Psicossocial da Baixada Litorânea (RAPS/BL) e assessora especial da Gestão de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano; a suplente da articuladora e relatora da RAPS/BL e coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Antum, e a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Regina de Araújo, além de representantes da Vigilância em Saúde.


Durante o encontro, a articuladora regional da Rede Alyne da CIR/BL, Bianca Frederico, promoveu o debate sobre a relação da rede, que busca fortalecer o cuidado à saúde materna e infantil, e a violência obstétrica. A apresentação abordou como as maternidades podem aplicar práticas de cuidado humanizado para gestante e nutriz.
Também foram formados grupos de trabalho, mediados pelas servidoras aldeenses, que conduziram a construção coletiva de propostas para o enfrentamento à violência obstétrica nos territórios. As propostas elaboradas foram apresentadas ao final do encontro e serão encaminhadas para discussão nas instâncias regionais, contribuindo para o fortalecimento e aprimoramento das políticas públicas de saúde da mulher.


Na ocasião, as servidoras apresentaram dados relevantes sobre o tema, com destaque para a atuação dos profissionais da Atenção Primária diante de casos de violência obstétrica, reforçando a importância da qualificação das equipes e da escuta sensível nas unidades de saúde. Também foi apresentado um panorama da atuação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nas situações obstétricas da Baixada Litorânea, reforçando o papel da rede no cuidado integral e humanizado às mulheres.
A coordenadora e suplente, Renata Antum, comentou sobre a iniciativa. “O fórum foi um espaço de troca potente e mobilizador, reunindo representantes de todos os municípios da Baixada Litorânea e reafirmando o compromisso com um cuidado mais justo, respeitoso e baseado em direitos”, afirmou.
O post Servidoras aldeenses participam de fórum regional sobre violência obstétrica apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".