Projeto de Cinoterapia é lançado no 32º Batalhão de Polícia Militar
“O objetivo da polícia é proporcionar o bem-estar, além da segurança pública, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. A Cinoterapia tem o intuito de trabalhar o afeto e acolhimento com cães e ainda trabalhar o cognitivo das crianças”, explicou.
O prefeito Welberth Rezende agradeceu a todos, principalmente o empenho dos policiais.
“Conquistamos índices satisfatórios na área de segurança pública no município e isso graças a ações integradas. Gostaria de destacar também a atuação do BAC, da Estácio de Sá e da Ong CEPS, por esse trabalho social e o compromisso com a sociedade”, disse.
O comandante do BAC Macaé, Capitão Renato Vidal, informou que o Projeto de Cinoterapia funcionará dentro do 32º BPM, toda quarta-feira, no período da tarde. Elas serão atendidas por psicólogo e fisioterapeuta.
“As crianças terão o cão terapeuta Milk, de três anos de idade, que foi especialmente treinado e preparado para trabalhar com as crianças. Além de atender aos assistidos pela Ong CEPS, os filhos dos policiais também poderão participar do projeto”, informou.
Vidal acrescentou ainda que a cinoterapia (terapia com cães) para crianças com transtorno do espectro autista é um projeto social que aproxima a PMERJ da população e auxilia no tratamento dessas crianças, além de apresentar o cão como um instrumento terapêutico.
Durante a solenidade, o comandante do BAC do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Luciano Barbosa, do BAC Macaé, Capitão Renato Vidal e a Tenente Veterinária, Vivian Gomes, além de pessoas da sociedade foram homenageadas. Compareceu ainda à solenidade, o secretário de Segurança Pública de Macaé, Tales Borges.
Ong CEPS- A presidente da Ong CEPS, Marina Frouche, explica que a instituição é de utilidade pública municipal e estadual e realiza atendimento a todos os tipos de transtornos, no entanto, 99% dos assistidos possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas e médico.
“A Cinoterapia será essencial para o desenvolvimento sensorial dessas crianças”, enfatizou. Ela acrescentou que a Ong funciona de segunda a sexta, na Rua J Koop, 133, Centro, e às vezes realiza atividades extras aos finais de semana.
Atualmente são 54 voluntários e mais informações poderão ser obtidas por meio do Instagram: @ongautismo.
O que é Cinoterapia– A Cinoterapia consiste na utilização de cachorros em processos terapêuticos. O termo “cino” vem do grego e significa cachorro. Logo, Cinoterapia significa terapia com cães, em que esses animais auxiliam alguns tipos de tratamentos humanos.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".