PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

SEMAS lança projeto que une gerações e resgata valores


A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), deu início, nesta quarta-feira (13), ao Projeto Gerações em Sintonia, uma iniciativa intergeracional que aproxima adolescentes do programa Agente Mirim e idosos atendidos pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI). O projeto piloto, sediado no CRAS de Caxias, conta com a participação de cinco idosos e cinco adolescentes, com encontros quinzenais para diversas atividades. A ação contou com a presença da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos, e da subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros.

O primeiro encontro já evidenciou a riqueza da troca entre os grupos. Os jovens, como Isaac Silva Nunes, de 12 anos, compartilharam conhecimentos sobre as tecnologias atuais, como o uso de celulares, recurso inexistente na infância dos idosos. Em contrapartida, os mais experientes, como Maria dos Anjos, de 66 anos, relembraram brincadeiras tradicionais e a simplicidade de tempos passados.

“A proposta do Gerações em Sintonia é promover integração, socialização e resgate de valores, unindo a energia e a curiosidade dos adolescentes à sabedoria e à experiência de vida dos idosos”, destacou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos.

As dinâmicas dos encontros incluem atividades culturais e de expressão corporal, criando um ambiente de aprendizado mútuo e afeto. “Vamos trabalhar o compartilhamento de saberes e a expressão corporal, mas o principal objetivo é que eles desenvolvam uma relação de carinho e respeito. É uma oportunidade para os jovens conhecerem a história dos idosos e para que os idosos se sintam valorizados e parte ativa da comunidade”, explicou a coordenadora do Agente Mirim, Drielle Euzébio.

O projeto representa um passo importante para fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar de diferentes faixas etárias no município. Animado com a experiência, Isaac Silva Nunes afirmou: “Algumas pessoas eu já conheço, outras vou conhecer. É uma ótima oportunidade, vai ser muito bom para todos nós”.

A coordenadora do PAI, Sônia Gomes, ressaltou que a ação tem impacto direto no bem-estar dos idosos. “O intercâmbio de experiências é benéfico para ambas as gerações, mas, para os idosos, em especial, essa troca representa a oportunidade de se sentirem valorizados e de compartilharem suas histórias e conhecimentos. É uma forma de reconhecimento e afeto”, afirmou.

O post SEMAS lança projeto que une gerações e resgata valores apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Quissamã.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".