Búzios inicia segunda fase do diagnóstico socioterritorial para fortalecer a política de assistência social
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, dará início nesta quinta-feira (16) à segunda fase do diagnóstico socioterritorial. A ação tem como objetivo complementar a coleta de dados iniciada em julho, aprofundando o levantamento sobre grupos em situação de vulnerabilidade no município.
Durante os dias 16 e 17 de outubro, das 8h às 17h, equipes técnicas da Secretaria estarão em campo aplicando questionários junto à população. A estimativa é alcançar uma amostra de cerca de 400 pessoas, abrangendo os territórios de atuação dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) — Rasa, Cem Braças e José Gonçalves — e também do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na região central.
O diagnóstico socioterritorial é um instrumento essencial para o planejamento e a gestão das políticas públicas de assistência social, conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Por meio da coleta e análise dos dados, o município poderá identificar com maior precisão as demandas e potencialidades de cada território, subsidiando ações mais adequadas às realidades locais.
Os servidores estarão devidamente uniformizados e identificados como integrantes da Prefeitura de Búzios. A população será abordada com respeito e sigilo das informações, em consonância com os princípios éticos que regem o trabalho social.
Com os resultados desta etapa, a Secretaria de Desenvolvimento Social pretende aprimorar o planejamento das ações nos territórios e fortalecer a oferta de serviços, benefícios e programas socioassistenciais, promovendo a efetivação dos direitos da população buziana.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".