PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

“Agosto Lilás” é marcada pela edição especial do Circuito “Elas por Elas” com dicas de defesa pessoal


O mês da campanha Agosto Lilás foi marcado pela edição especial do do Circuito “Elas por Elas”. A programação recebeu o público feminino interessado nas instruções de defesa pessoal com o professor Paulo Dell Isol. O momento também foi marcado por acolhimento, troca e escuta das participantes. Realizado recentemente com foco no aprendizado, energia e união, o Circuito destacou a força, confiança e cuidado das mulheres. O professor e atleta Paulo Dell Isola ( faixa preta de Jiu-Jitsu 3º grau e instrutor de defesa pessoal do GAOp – Guarda Municipal de Macaé) transmitiu dicas para quem estiver em situação vulnerável e como a participante pode conduzir questões ligadas à agressão.“Feliz é aquele que sabe transmitir o conhecimento. É bom saber técnicas de defesa pessoal, mas o melhor é não precisar usar. Cada mulher é única. Não podemos esquecer que aquele que é fadado ao fracasso é quem se compara com o outro”, destacou.
Diante de olhares atentos, interesse e vigor das participantes, Paulo Dell Isol também destacou informações , registros ocorridos em Macaé e no país e também sobre alguns principais golpes aplicados no jiu-jitsu, como montada, a chave de braço (arm lock) e kimura (chave de ombro), As técnicas foram aprovadas e elogiadas pelas participantes. A aposentada Marlene Morceli e a professora Mylena Peres comentaram que fizeram questão de se inscrever no “Elas por Elas”. “ Já fui alvo de ladrões, e fiquei sem reação. Gostei muito das dicas do professor”, comentou dona Marlene.Já Mylena contou que foi com as vizinhas para aula, e que amou. “ Me interessei até em saber mais. É muito necessário obter informações como estas. Agradeço à Secretaria da Mulher pela oportunidade”, destacou.
Ainda este semestre, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres irá realizar outras atividades voltadas para as mulheres com foco no fortalecimento e orientação. Segundo a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Quelen Rezende, o Circuito tem sido de fundamental importância. “Além do empoderamento, o “Elas por Elas” se volta para os direitos, segurança, qualidade de vida, cuidado, a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da autonomia. Registramos que Circuito tem sido um momento valioso”, ressaltou
Para a coordenadora Mulher Cidadã, Jane Roriz , esta edição do Circuito foi de suma importância não apenas para evidenciar o cuidado com a violência e violação de direitos, mas para realçar que as técnicas não se limitam apenas a golpes.”Além da prevenção e controle de situações de risco, a defesa pessoal fomenta um ambiente de apoio e união entre as mulheres, criando uma rede de suporte para melhoria da autoestima e qualidade de vida. Por isso, a previsão da Lei Maria da Penha e o atendimento ao Ceam são essenciais; A informação é algo libertador”, comentou.
Vale lembrar, que Macaé conta com Centro Especializado de Atendimento à Mulher- Ceam, um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Para receber o atendimento não precisa agendar, basta ir ao Ceam, que funciona à Rua São João, 33, no Centro de Macaé, e contar a situação que vivencia. Pode buscar ajuda também pelo telefone (22)2791-6620 – (22)2796-1045, números que toda mulher deve salvar na agenda. O contato também pode ser via o e-mail ceam@macae.rj.gov.br.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".