PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Atleta do judô macaense volta dos EUA como vice-campeão do World Police and Fire Games


O judoca macaense Israel Viana Ferreira, 26 anos, contemplado pelo Bolsa Atleta, retornou dos Estados Unidos da América, nesta segunda-feira (30) trazendo no peito a medalha de prata e o título de vice-campeão do World Police and Fire Games – WPFG 2025. O evento ocorreu na cidade de Birmingham, no Alabama, reunindo representantes de 80 países e 10 mil competidores em diversas modalidades, sendo destinado a militares, policiais, bombeiros e forças de segurança e salvamento de todo o mundo.
Israel conta que estar no WPFG 2025 foi o sonho de uma vida, e que há duas décadas esperava por esse momento: “Foram muitas responsabilidades, pois além de representar minha caminhada pessoal também estava lutando como militar, pela minha cidade e equipe. Quando cheguei foi uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo que o choque cultural foi incrível, eu precisava me manter focado nas lutas e direcionar minha energia para a competição”.
Continuando o relato, diz que enfrentou campeões continentais muito fortes, atletas profissionais tanto no circuito militar como nos demais circuitos, onde todos buscavam a vitória. “Venci a primeira luta contra Vanuatu (Oceania) por IPPON, a segunda luta contra o atual campeão da Mongólia (Ásia) por IPPON e a semifinal contra o campeão nacional da Índia por Yuko, e na final enfrentei a indonésia. O próximo passo é me preparar para o mundial de 2027, na Austrália, onde buscarei o Ouro com todas as minhas forças”, completa.
Israel Viana Ferreira nasceu e foi criado em Macaé. Desde os cinco anos de idade representa a cidade em diversas competições, chegando a ser integrante da Seleção Brasileira de Judô. Ele faz parte do Corpo de Bombeiros desde 2022, e por essa razão foi elegível para participar do segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas.
– Pra mim foi uma honra poder representar o nosso país. Cheguei ao pódio como vice-campeão mundial de Judô militar, o maior título da minha carreira em mais de vinte anos como artista marcial. Sou muito feliz e grato por tudo que aconteceu e todo apoio recebido da Prefeitura de Macaé por meio do Bolsa Atleta – ressalta.
Desde que recebeu a carta-convite para o evento, o judoca deu início à preparação física, alimentar e psicológica, treinando até seis horas por dia, com controle de peso, treino de força e específico. Atualmente ele é proprietário do CT Israel Viana Ferreira, onde ministra aulas de outras artes além do Judô, sendo faixa preta em mais seis modalidades.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".