CRAS São João recebe roda de conversa em prol da campanha Agosto Lilás
Acolhimento, cuidado e proteção foram os principais pontos abordados na roda de conversa do CRAS do bairro São João, em São Pedro da Aldeia. A ação realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, nesta terça-feira (26/08), contou com a participação das unidades municipais e estaduais que integram a Rede de Proteção à Mulher do município. A atividade faz parte da programação da campanha “Agosto Lilás”, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento contou com a participação do Departamento de Direitos Humanos, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, e do Polo Empoderadas, do Governo do Estado. Durante a apresentação dos serviços, também foi abordada a ferramenta “Maria da Penha Virtual”, em que é possível pedir uma medida restritiva, mesmo sem registrar ocorrência (clique aqui).
As participantes também puderam conhecer o aplicativo “Rede Mulher”, da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), que permite cadastrar “guardiões” para serem alertados, registrar ocorrências on-line e acessar informações sobre centros de atendimento e medidas protetivas. O app oferece, ainda, um botão de emergência que envia a localização da vítima para a polícia e para até três contatos de confiança cadastrados. (clique aqui para acessar).

A coordenadora do CRAS do bairro São João, Olga Figueiredo, falou sobre a ação. “O mês de agosto é muito significativo para falarmos sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Nosso equipamento está sempre aberto a sediar esses eventos para as mulheres, para a comunidade e para todo o território. É importante a gente ter essa proximidade e também divulgar os demais equipamentos que têm dentro do município e que as mulheres conheçam a Rede de Proteção da cidade”, destacou.

Moradora do bairro Colina há mais de 17 anos, Rosana Martins participou da roda de conversa e elogiou a iniciativa. “É muito importante ter eventos assim, porque, em pleno século XXI, ainda tem gente que não sabe respeitar os direitos das mulheres. Aprendi muita coisa e foi muito válido”, comentou.
Além de informações sobre os tipos de violência e esclarecimentos a respeito dos equipamentos que compõem a Rede de Proteção à Mulher, a ação contou com espaço aberto para relatos das participantes. Duas mulheres se identificaram em situação de violência e foram acolhidas pelas equipes municipais após o evento.

A ação contou, ainda, com uma apresentação cultural e interativa com a facilitadora e professora de mobilidade, dança oriental e balé do equipamento, Priscila Chaves.
O post CRAS São João recebe roda de conversa em prol da campanha Agosto Lilás apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".