Escritor macaense Zuza Zapata participa de formação da Flup 25
O cantor, compositor, produtor musical, poeta e escritor macaense Zuza Zapata está entre 70 autores com texto selecionado dentre mais de 250 inscritos para participar do processo formativo preparatório para a 15ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup), que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro. O segundo encontro da formação, a roda de samba Moça Prosa, será, nesta quarta-feira (13), na Casa Savana, Rio de Janeiro, com a participação de Marquinhos PQD e Jurema Werneck.
Os integrantes, ao final do processo, em 22 de outubro, poderão criar um texto inspirados no samba e em vivências periféricas para uma publicação coletiva da Flup. Os textos que concorreram para a formação foram narrativas ambientadas no dia 23 de abril, feriado de São Jorge. Zuza inscreveu o conto ‘Dete e Rômulo’, que conta o encontro dos dois personagens nesse dia.
“Na minha vida, a música e literatura chegaram juntas. Estou bem animado com esta formação, porque é um reconhecimento do nosso trabalho. Sou nascido e criado em Macaé. Fui para o Rio com 21 anos para fazer faculdade de gravação e produção musical. Toda a minha relação com a arte começou em Macaé. Todas as minhas referências vêm desta cidade que eu amo tanto. Ainda na escola, eu participava de concursos de poesias. Minha família é toda daqui e sempre vim a Macaé”, destaca o artista.
O autor, que reside em Rio das Ostras desde 2020 e criou uma produtora cultural em Macaé, tem três livros publicados e já idealiza um quarto. Ao longo de sua carreira, Zuza foi contemplado em diversos editais culturais. Em 2017, com Concerto Poético, foi selecionado no edital Sesi Cultural, circuito que passou por Macaé. Em 2020, com ‘Zuza Zapata em Casa’, foi premiado pelo edital Cultura Presente nas Redes. Em Macaé, em 2023, participou de evento literário no Parque de Exposições.
A Festa Literária das Periferias é realizada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. A Flup já resultou na publicação de 31 livros e recebeu prêmios como: ‘Faz diferença/2012 (O Globo)’, ‘Awards Excellence/2016 (jornal London Book Fair)’ e ‘Retratos da Leitura/2016 (Instituto Pró-Livro)’. Em 2020, a Flup foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura e, em 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro declarou a Flup patrimônio cultural imaterial.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".