PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

IV Fórum Estudantil de Educação de Macaé protagoniza alunos da rede


Com a proposta de incentivar o protagonismo estudantil, Macaé terá, na terça-feira (12), das 8h às 12h, o IV Fórum Estudantil de Educação, no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária. Com o tema ‘Conexões Virtuais, Riscos Reais’, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Coordenadoria de Orientação Educacional, contará com a participação de cerca de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino.
As edições do Fórum Estudantil de Educação tiveram início em 2022. Desde então, representantes e vice representantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio da Rede Municipal exercem protagonismo estudantil no evento. O fórum terá ainda a participação de estudantes da Educação Infantil (Pré-Escolar II), que apresentarão atividades desenvolvidas nas escolas.
As inscrições dos representantes e vice-representantes efetivadas por meio do sistema Educa Mais devem ser realizadas até segunda-feira (11) nas unidades de ensino. O sistema emitirá certificado de participação do aluno no IV Fórum Estudantil de Educação.
“Emitimos certificados para valorizar a vinda dos representantes ao fórum. Nosso objetivo é incentivar o protagonismo estudantil. Meses antes do fórum, disponibilizamos um formulário de pesquisa às escolas para que os alunos coloquem o que eles gostariam que fosse abordado. Assim chegamos às questões das redes sociais. Vamos tratar dos riscos presentes nas redes. No ano passado, debatemos sobre o cyberbullying, este ano vamos abordar os direitos humanos na Internet. A Internet não é terra de ninguém. Ao encerrarmos o fórum, os estudantes poderão avaliar o evento”, disse uma das coordenadoras de Orientação Educacional da Semed, Rosinea Figueiredo.
A cada edição, a ata do ano anterior é apresentada com uma devolutiva de gestor da Secretaria de Educação aos estudantes sobre as demandas atendidas e sobre as que precisarão avançar. O fórum visa ainda estimular a empatia nas redes sociais e construir coletivamente estratégias de proteção, cuidado e respeito mútuo no ambiente virtual e escolar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e solidários.
Após leitura da ata do III Fórum Estudantil de Educação, na abertura do evento, o secretário executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso, fará a devolutiva aos estudantes das demandas elencadas em 2024. A mediação das palestras ‘A Importância de Aprender Computação’ e ‘Direitos Humanos na Internet’ será feita pela coordenadora do programa de Educação Digital, Computação e Inovação Pedagógica (Inovare Aprender), e Mestre em Inovação na Educação pela UFRJ, Luemy Avila. Ao final das explanações, os estudantes poderão fazer perguntas às palestrastes.

Programação
8h- Composição da mesa
Palestra (presencial) ‘A Importância de Aprender Computação’, com a professora Doutora do Departamento de Computação da UFF de Rio das Ostras e coordenadora da Comissão Especial de Educação e Computação da Sociedade Brasileira de Computação, Graziela Guarda.
Palestra (online) ‘Direitos Humanos na Internet’, com a analista de projetos de educação na Safernet Brasil, administradora pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina e internacionalista pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Isabella Ferrro.
12h – Encerramento


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".