PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Jornada de Gestão de Resíduos Sustentabilidade e Saúde acontece no HPM


A Jornada de Gestão de Resíduos, Sustentabilidade e Saúde, foi realizada na tarde desta terça-feira (14), no auditório do do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), do Hospital Público de Macaé (HPM). O encontro foi destinado para os servidores e coordenadores da unidade.
A coordenadora de Gerenciamento de Resíduos do HPM, vinculada a Secretaria de Média e Alta Complexidade, Cristiane Neo, ministrou a palestra e destacou a importância de se conscientizar sobre o assunto.

“Vamos abordar sobre a Política Nacional de Resíduos que foi criada em 2020, ressaltar também as boas práticas no gerenciamento de resíduos no serviço da saúde e também mostrar qual a prática adotada no HPM e quais são os impactos que causam no ambiente. Nós queremos integrar a gestão, com sustentabilidade e cuidado”, destacou.

Cristiane informou ainda durante a sua palestra que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico, reciclando apenas 1% dos resíduos.
Ela completou ainda que o descarte correto dos resíduos evita a proliferação de doenças, contaminação da água e do solo, poluição e ainda a sobrecarga no sistema de saúde.

“Queremos com essas informações promover a saúde dos profissionais que lidam com os resíduos para que descartem corretamente e com isso garantir a qualidade ambiental”, acrescentou.

Outro palestrante do encontro, foi o presidente-fundador da cooperativa de reciclagem MacaEco, Leandro Sereno, que contou que firmou uma parceria com HPM em março deste ano.
A cooperativa tem sede no bairro Lagomar e há dois anos existe legalmente e trabalha com reciclagem e coleta seletiva de resíduos. Seus cooperados na maioria são pessoas em situação de rua e aposentados que buscam uma renda extra.

“Falei sobre a importância do trabalho do descarte correto dos resíduos hospitalares e sobre a educação ambiental, para que tenhamos boas maneiras ao cuidar do meio ambiente”, contou.

Ele contou que a cooperativa recolhe o material no HPM, que é descartado em um Eco Ponto.

“Esses materiais passam por uma triagem e todo o valor arrecadado é dividido por todos cooperados. Realizamos um trabalho humanizado, fornecendo Equipamento de Proteção Individual (EPIs), uniformes e triciclo. Além disso, realizamos um trabalho de resocialização”, disse.

Leandro informou ainda que a cooperativa conta com Eco Pontos nas Escolas Estadual Luiz Reid, Wolfango Ferreira, Oto Pacheco, Alfa, Cidade Universitária e ainda no Hospital da Unimed.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".