PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Macaé comemora Dia Mundial do Consumo Consciente nesta quarta


A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé promoverá uma ação, nesta quarta-feira (15), no bairro Praia Campista, em alusão ao Dia Mundial do Consumo Consciente, 15 de outubro. Integrando o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais do órgão, a campanha visa à sensibilização da comunidade do bairro para o descarte regular de lixo, no momento em que o município dá início à coleta seletiva.

A equipe da Secretaria distribuirá uma carta aos moradores da comunidade do entorno da sede do órgão para conscientizá-los sobre os problemas acarretados pelo descarte irregular de lixo. Em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, foi realizada limpeza e restauração da praça do bairro e dos terrenos baldios circunvizinhos. Nos pontos identificados como críticos de descartes irregular de lixo serão colocados coletores e, posteriormente, placas de educação ambiental.

“O objetivo é mostrar para o cidadão que ações individuais fazem diferença e que elas não se restringem ao interior da residência, mas se estendem à rua, à pracinha, ao bairro e à cidade. Ou seja, começando pelo indivíduo, para o coletivo; de seu microambiente até o macroambiente, nossa cidade, nosso país, nosso planeta. Repensar as atitudes na hora de adquirir um produto, fazendo a escolha mais sustentável. Pensar na reutilização e na reciclagem e pensar no descarte”, ressalta a bióloga da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Elisangela Sossai.

Em 2003, o Brasil aderiu ao Processo de Marrakesh e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) se comprometeu a promover o consumo sustentável. O documento solicita e estimula que cada país membro das Nações Unidas, subscritor do processo, desenvolva seu plano de ação para promover o alcance de padrões sustentáveis de consumo e produção, alinhados com as necessidades de desenvolvimento social e econômico, dentro, porém, dos limites da capacidade ambiental. No âmbito internacional, a organização não governamental “Consumers International” (CI) promoveu uma mobilização mundial (“Global Consumer Action Day”) no dia 15 de outubro de 2008. O movimento contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países.
Para nortear as ações do governo nessa área, o MMA lançou, em 23 de novembro de 2011, o Plano de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), documento que articula as ações de governo, do setor produtivo e da sociedade por um Brasil com padrões mais sustentáveis de produção e consumo. O PPCS tem seis objetivos: fomentar no país as compras sustentáveis; promover a educação para o consumo sustentável; trabalhar a agenda ambiental na administração pública de forma a transformar os prédios e a gestão pública para que se tornem mais sustentáveis; trabalhar o varejo sustentável; aumentar a reciclagem e fomentar novas cadeias produtivas e torná-las fonte de renda para os catadores nos grandes centros.
Além disso, a atividade de conscientização vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do plano de ação global adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que estabelece 17 objetivos e 169 metas para serem alcançados até 2030.

“A prefeitura tem trabalhado em conjunto para que todas as secretarias se envolvam nas questões dos ODS. Seus principais objetivos buscam um desenvolvimento sustentável sem comprometer as gerações futuras. A limpeza urbana, por exemplo, é um espaço primordial para receber estas ações”, destacau o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Philipe Salgado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".