PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Prefeitura realiza ação educativa no trânsito pelos 19 anos da Lei Maria da Penha


As ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher ganharam reforço em São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (07/08), data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006). Em alusão à data, equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), realizaram uma ação educativa com panfletagem no Centro da cidade.

Foto: Divulgação SESORP

A mobilização aconteceu na Avenida São Pedro, durante o sinal vermelho, com distribuição de panfletos informativos a motoristas e, também, aos pedestres que circulavam pela Praça Hermógenes Freire da Costa. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à informação e incentivar a denúncia de casos de violência. A atividade contou com a presença do secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e do secretário adjunto da pasta, GCM José Renato Alves.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, destacou a importância da iniciativa. “Hoje, celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, um marco fundamental no enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Mais do que uma legislação, essa lei representa a luta de milhares de mulheres por dignidade, proteção e justiça. A PMP tem papel essencial nesse processo. Atuamos na proteção de mulheres em situação de risco, garantindo o cumprimento das medidas protetivas e levando acolhimento e informação. A presença da Patrulha é muitas vezes o elo entre a vítima e a rede de proteção. Seguimos firmes, com empatia e compromisso, para que nenhuma mulher precise sofrer calada”, declarou.

Os motoristas aprovaram a iniciativa da Prefeitura aldeense. Roger, morador do bairro Fluminense, ressaltou que foi uma ação importante, assim como Jean Marcelo, do bairro Botafogo. “Sou Guarda Municipal em outra cidade e também realizo eventos assim. Esse trabalho de conscientização é muito importante, é uma forma de dar visibilidade à luta contra a violência”, apontou Jean.

A coordenadora da pasta da Mulher na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Mothé, também esteve presente na ação. “A SASDH está participando desta blitz em conjunto com a Patrulha para lembrar que o combate à violência contra mulher não acontece só em agosto. A Lei Maria da Penha faz 19 anos e precisamos falar dela o ano todo, divulgando nossos canais de atendimento no município de São Pedro da Aldeia e fortalecendo, cada vez mais, nossa rede de apoio. Toda mulher tem direito a viver sem medo, e a informação salva vidas”, destacou.

As mulheres que passaram pela blitz também aprovaram a iniciativa, como a Cristiane, moradora do bairro Balneário. “Essa ação de conscientização contra a violência doméstica é maravilhosa e pertinente, bem propícia ao momento que vivemos. Parabéns pela ação”, disse. Também moradora do bairro Balneário, Estela ressaltou que acompanha o trabalho de prevenção à violência contra a mulher realizado pela Prefeitura. “Ação maravilhosa. A gente precisa, é muito importante. Já participei da blitz antes e acho muito importante manter essa sequência. É um bom trabalho. Maravilhoso”, apontou.

Em alusão à campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está promovendo uma série de ações educativas, palestras, formações para profissionais da rede e rodas de conversa com a comunidade. O objetivo é fortalecer a prevenção, incentivar a denúncia e reforçar que a mulher não está sozinha, destacando que o município conta com uma rede eficaz de proteção à mulher.

O post Prefeitura realiza ação educativa no trânsito pelos 19 anos da Lei Maria da Penha apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".