Procon apreende mais de 65kg de café adulterado em operação conjunta
Com o apoio de agentes do Procon de São Pedro da Aldeia, o Procon-RJ apreendeu 65,75 kg de café adulterado em um supermercado do bairro São João. A ação fez parte da Operação Café Real, realizada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ, a Polícia Militar e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
A fiscalização teve como alvo estabelecimentos que comercializavam marcas com índices de impureza acima do permitido. Durante a operação, foram recolhidos 52 pacotes de 500g e 175 de 250g, totalizando quase 70kg de produto. Por lei, o café regularizado pode conter, no máximo, 1% de impurezas.


A mercadoria foi apreendida e encaminhada para análise laboratorial. Caso seja confirmada a adulteração, os produtos confiscados serão devidamente descartados. O estabelecimento não foi responsabilizado.
A assessora jurídica do Procon aldeense, Pâmella Monteiro, acompanhou a ação. “Os produtos foram apreendidos e recolhidos, sendo um exemplar encaminhado para análise laboratorial. É importante destacar que, neste momento, os itens suspeitos de estarem impróprios para o consumo já foram retirados de comercialização, garantindo maior segurança ao consumidor”, afirmou.
Como identificar café adulterado?
O Procon aldeense orienta a população a adotar alguns cuidados na hora da compra:
- Verifique se a embalagem possui o selo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que garante o controle de qualidade e pureza;
- Utilize o QR Code da embalagem para conferir a certificação do produto e confirmar se o selo da Abic é verdadeiro;
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado, principalmente em marcas pouco conhecidas;
- Leia o rótulo com atenção, “bebidas à base de café” ou “pó sabor café” podem indicar que o produto contenha misturas e não é composto, exclusivamente, por grãos de café.
O post Procon apreende mais de 65kg de café adulterado em operação conjunta apareceu primeiro em Prefeitura de São Pedro da Aldeia.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".