PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Programa Mulheres Mil inicia curso de Assistente Administrativa no IFF Quissamã


O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Quissamã, em parceria com a Prefeitura de Quissamã, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), realizou nesta terça-feira (5) a aula inaugural do curso de Assistente Administrativa do Programa Mulheres Mil. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo capacitar e fortalecer mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

O curso, que teve suas 23 vagas preenchidas em tempo recorde, menos de 24 horas após a abertura das inscrições, em julho, é um exemplo do compromisso do município com as políticas de atenção à mulher. Além desta turma, o programa já formou, em anos anteriores, profissionais nos cursos de Operador de Computador, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil. As participantes receberam kits para as aulas, que acontecerão no IFF Campus Quissamã, às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h.

O programa oferece ajuda de custo condicionada à frequência e é destinado a mulheres com Ensino Fundamental II completo, incluindo vítimas de violência. A aula inaugural contou com a presença de autoridades e parceiros, que destacaram a importância da capacitação para a autonomia feminina.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora do Programa Mulheres Mil, Taís Almeida; a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Elizabeth Sanz; a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Gabriela Vasconcelos; o diretor de Ensino do IFF Quissamã, Daniel Vasconcelos; a coordenadora do curso, Natascha Sokolovicz; e a ex-aluna Juliana Almeida.

A subsecretária Elizabeth Sanz ressaltou o empenho da administração municipal na pauta feminina. “A Prefeitura tem investido bastante na questão da mulher em Quissamã. Recentemente, participamos de um evento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e nosso município se destacou com os equipamentos que temos. Ficamos felizes com a parceria do IFF, e tudo isso que fazemos é com o objetivo de promover as mulheres para que tenham sua independência, sua autonomia e que sejam empreendedoras.”

A coordenadora Taís Almeida enfatizou a importância do apoio mútuo entre as participantes. “Este é um momento para celebrar e fortalecer enquanto mulher. O Programa Mulheres Mil capacita e forma com uma profissão, mas também nos transforma por dentro.”

A ex-aluna Juliana Almeida, que concluiu o curso de Cuidadora de Idosos no ano anterior, compartilhou sua experiência. “Há um ano, fiz o curso de cuidadora de idosos, que foi ótimo para mim. Eu já atuava como cuidadora, mas não tinha o curso. Hoje, trabalho em Macaé, amo minha profissão e estou ampliando meu currículo. Inclusive, comecei a fazer faculdade de Enfermagem. Nós somos mães, chefes da nossa casa e chefes da nossa vida.”

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Gabriela Vasconcelos, destacou o significado do programa. “Tenho certeza de que teremos muita satisfação e orgulho ao concluirmos o semestre com todas, entregando o diploma para que possam levar para a prática do trabalho, ressignificando suas vidas. O Programa Mulheres Mil é educação, cidadania e desenvolvimento sustentável; é um conjunto que perpassa os direitos humanos. A educação é a base de tudo, assim como a política educacional promove humanização e transformação de vidas.”

O post Programa Mulheres Mil inicia curso de Assistente Administrativa no IFF Quissamã apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Quissamã.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".