PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Quissamã realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em busca de mais igualdade e conquistas


Quissamã realizou, nesta quarta-feira (23), sua 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, um marco histórico para o fortalecimento de ações voltadas à igualdade de gênero no município. Promovido pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (COMDIMQ), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC), o evento aconteceu no auditório do IFF Quissamã, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.

A abertura contou com apresentações culturais que celebraram a diversidade e o talento feminino, com a participação de mulheres dos segmentos de esporte, dança e setor administrativo, além de uma apresentação de voz e violão do GCM Augusto. A mesa de autoridades teve a presença do prefeito Marcelo Batista; da vice-prefeita e secretária de Saúde Sabrine Pereira; do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco; da representante da comissão organizadora da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, Maria Dolores Lima; da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos; da procuradora-geral do município, Dra. Grimas Matos; da secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; da coordenadora de Políticas para as Mulheres, Gabriela Vasconcelos; e da presidenta do COMDIMQ, Gianea Niero. A programação incluiu ainda uma palestra com a doutora em Políticas Sociais e professora de Filosofia, Natália Soares.

O prefeito Marcelo Batista destacou a importância do evento para o futuro do município. “Já avançamos muito e vamos avançar ainda mais. Reconhecer e valorizar o potencial das mulheres é fundamental para o desenvolvimento de Quissamã. Hoje, abrimos caminho para que as políticas públicas reflitam essa convicção, criando um ambiente onde as mulheres possam crescer em todas as áreas. A força feminina é o que impulsiona nosso município”, afirmou.

A vice-prefeita Sabrine Pereira ressaltou o caráter inédito da conferência. “Esta é a primeira conferência de políticas para as mulheres. É um marco histórico no nosso município. Estamos reunidos para discutir propostas que melhorem as políticas públicas voltadas para as mulheres. Estão aqui a sociedade civil, lideranças e o secretariado do município de Quissamã, todos imbuídos na construção de um futuro melhor para as mulheres da nossa cidade.”

Para o secretário Lucas Pacheco, Quissamã se destaca no cenário nacional. “Quissamã é uma cidade vanguardista no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. É importante ressaltar que, mesmo sendo um município de pequeno porte, contamos com equipamentos valiosos e profissionais comprometidos com a defesa dos direitos das mulheres e seu desenvolvimento.”

O município dispõe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), da Patrulha Maria da Penha, da Sala Girassol e do NEAH (Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem).

A presidenta do COMDIMQ expressou sua gratidão pela união de esforços. “A palavra de hoje é gratidão, a todos e todas que contribuíram para que esse momento acontecesse.”

Maria Dolores Lima celebrou o engajamento de Quissamã. “É uma satisfação estar aqui neste município e participar da abertura da conferência, dez anos após a realização da última. Em um contexto onde se observa retrocessos em políticas públicas para as mulheres em outros municípios, Quissamã se mostra em posição privilegiada para iniciar a construção de seu plano municipal.”

As propostas debatidas e aprovadas na 1ª Conferência Municipal de Quissamã serão levadas para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro reunirá delegadas eleitas nas etapas municipais, regionais e intermunicipais, consolidando um processo democrático de construção de políticas públicas que representem a diversidade das mulheres fluminenses. A etapa estadual também terá a missão de eleger as representantes do Rio de Janeiro para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para o segundo semestre de 2025.

O evento contou ainda com a presença da Patrulha Maria da Penha de Quissamã e de São Francisco de Itabapoana, da Pastoral de Ecologia de Carapebus, além de diversos secretários e subsecretários municipais de Quissamã.

O post Quissamã realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em busca de mais igualdade e conquistas apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Quissamã.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".